Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O manuscrito agora submetido é original e não foi submetido à publicação em qualquer outra revista, em parte ou na sua totalidade. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- O manuscrito agora submetido corresponde a duas versões: uma com identificação dos autores, e outra sem qualquer identificação dos autores (para respeito das instruções de revisão cega por pares).
- Os autores declaram não existir conflitos de interesse, e caso tenha havido algum apoio está documentado no artigo.
- Foi utilizado um estilo de formatação automática de referências bibliográficas (Endnote, Zotero, Mendeley ou outro software análogo).
- As referências bibliográficas devem seguir o modelo disponibilizado pela RevSALUS em https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/about/submissions
- Os autores autorizam a indexação do artigo em bases de dados de redes nacionais ou internacionais nas quais a RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS possa ou venha a estar indexada.
- Os autores declaram ser responsáveis por qualquer infracção inerente aos princípios acima descritos, ou outros que prejudiquem a RevSALUS e os princípios de rigor da comunidade científica.
- Contribuições autorais: Para artigos de investigação com vários autores, deve ser fornecido um curto parágrafo especificando as suas contribuições individuais. Devem ser utilizadas as seguintes declarações "Conceptualização, X.X. e Y.Y.; metodologia, X.X.; software, X.X.; validação, X.X., Y.Y. e Z.Z.; análise formal, X.X.; investigação, X.X.; recursos, X.X.; curadoria de dados, X.X.; redação - preparação do draft original, X.X.; redação - revisão e edição, X.X.; visualização, X.X.; supervisão, X.X.; coordenação do projeto, X.X.; obtenção de financiamento, Y.Y. Todos os autores leram e concordaram com a versão publicada do manuscrito." Poderá recorrer ao CRediT taxonomy para consultar a explicação de termos. A autoria deve ser limitada àqueles que contribuíram substancialmente para o trabalho apresentado.
- Publicação bilingue: Após aceitação do artigo, os autores dispõem de 10 dias para submeter a versão final do trabalho em inglês.
Editorial
Artigo da autoria do Editor Chefe da RevSALUS.
Destaque Biográfico
Destaques biográficos da equipa editorial ou autores.
Artigos Científicos
O manuscrito deve seguir a seguinte ordem:
- resumo estruturado em português e palavras-chave;
- resumo estruturado em inglês e keywords;
- corpo de texto;
- referências bibliográficas;
- legendas das figuras e tabelas e
- tabelas.
Artigos de Revisão
Destinam-se a abordar de forma aprofundada o estado atual do conhecimento referente a temas de importância. Estes artigos serão elaborados a convite da equipa editorial, contudo, será possível a submissão, por autores não convidados (com ampla experiência no tema), de propostas de artigo de revisão que, julgados relevantes e aprovados pelo Conselho Editorial, poderão ser desenvolvidos e submetidos às normas de publicação. Número máximo de palavras do resumo: 250; número máximo de palavras do corpo de texto do artigo sem contar com o resumo e tabelas: 5.000; número máximo de referências bibliográficas: 200. Deverão ter uma secção dedicada aos materiais e métodos.
Casos Clínicos
O texto explicativo não pode exceder 3.000 palavras e contém informação de maior relevância. Contêm um número máximo de 4 figuras e pode ser enviado material suplementar, como por exemplo videoclips.
Imagens em Ciências da Saúde
O texto explicativo não pode exceder as 250 palavras e contém informação de maior relevância, sem referências bibliográficas. Todos os símbolos que possam constar nas imagens serão adequadamente explicados no texto. Contêm um número máximo de quatro figuras. A imagem em ciências da saúde é um contributo importante da aprendizagem e da prática clínica ou outra. Poderão ser aceites imagens clínicas, de imagiologia, histopatologia, cirurgia, etc. Podem ser enviadas até duas imagens por caso. Não pode ter mais do que três autores e cinco referências bibliográficas. Não precisa de resumo. Só são aceites fotografias originais, de alta qualidade, que não tenham sido submetidas a prévia publicação.
Cartas ao Editor
Devem ser enviadas sob esta rúbrica e referem-se a artigos publicados na RevSALUS. Serão somente consideradas as cartas recebidas no prazo de oito semanas após a publicação do artigo em questão. Não podem exceder as 800 palavras. Podem incluir um número máximo de duas figuras. As tabelas estão excluídas. Deve seguir a seguinte estrutura geral: identificar o artigo visado (torna-se a referência 1); motivo da carta; fornecer evidência (a partir da literatura ou experiência pessoal); fornecer uma súmula; citar referências. A(s) resposta(s) do(s) autor(es) devem observar as mesmas características.
Declaração de Direitos de Autor
Declaro(amos) que após a publicação do artigo na RevSALUS, o mesmo não será publicado por mim ou por qualquer um dos demais coautores em qualquer outra revista. Deste modo, os autores cedem os direitos autorais do referido artigo à RevSALUS – Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS.
Cedência de direitos de autor para a revista, de acordo com Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.