Prevenção de lesões por pressão na face associadas à ventilação não invasiva: scoping review

Autores

  • Daniela Oliveira Costa CMA – Centro Médico Avenida, Braga, Portugal.
  • Inês Sofia Oliveira Gonçalves Hospital Foco Saúde, Gaia, Portugal.
  • Maria Loureiro Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, Portugal; Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra EPE, Portugal; CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i3.202

Palavras-chave:

ventilação não invasiva, VNI, lesão por pressão, face, prevenção

Resumo

Introdução: As lesões por pressão (LPP) associadas à ventilação não invasiva implicam consequências negativas para o utente e sistema de saúde, sendo consideradas um problema de saúde pública. A aplicação de medidas preventivas, o reconhecimento de fatores de risco e identificação precoce de desenvolvimento de LPP é o primeiro passo para a diminuição da sua incidência. Objetivo: Mapear as estratégias de prevenção das lesões na face associadas à VNI. Material e métodos: Scoping review orientada pela metodologia do Joanna Briggs Institute, com pesquisa na MEDLINE, CINAHL (via Ebsco) e Academic Search Complete. Dois revisores independentes fizeram a análise da relevância do estudo, e posteriormente a extração e síntese de dados. Resultados: De um total de 65 estudos, 6 cumpriam os critérios de inclusão. Foram identificadas 3 áreas de intervenção neste contexto: aplicação de barreiras físicas entre a pele e a máscara, a estimulação dos mecanismos inatos de defesa da pele, e a aplicação de um protocolo direcionado para as intervenções de enfermagem. Conclusões: A aplicação de barreiras, a estimulação dos mecanismos de defesa da pele e a aplicação do protocolo são intervenções eficazes na prevenção de lesões por pressão, tendo, ainda, um impacto preventivo da dor e desconforto do utente e uma redução dos custos em saúde. Contudo, mais estudos devem ser efetuados nesta área de forma a uniformizar práticas de cuidados.

 

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Oliveira Costa, D., Sofia Oliveira Gonçalves, I., & Loureiro , M. (2022). Prevenção de lesões por pressão na face associadas à ventilação não invasiva: scoping review. RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 4(3). https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i3.202