Níveis de atividade física em Fisioterapeutas
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i2.495Palavras-chave:
Atividade Física, Fisioterapeutas, IPAQ-SF, Recomendações OMS, Physical activity, Physiotherapists, WHO recommendationsResumo
Introdução: Os baixos níveis de atividade física (AF) são um problema de saúde pública. Apesar da evidência dos benefícios da AF para a saúde, estudos mostram que a população portuguesa não é suficientemente ativa para beneficiar a sua saúde. Os profissionais de saúde, incluindo os Fisioterapeutas, têm um papel importante a desempenhar na promoção da AF aos seus pacientes. Se os Fisioterapeutas Portugueses forem chamados a atuar como especialistas em AF, deve-se primeiro determinar se eles lideram pelo exemplo.
Objetivo: Avaliar os níveis de AF dos Fisioterapeutas Portugueses de acordo com as mais recentes recomendações da OMS.
Métodos: Foi distribuído e aplicado um questionário online por um período de 6 meses, composto por uma ficha de caracterização de dados sociodemográficos e pelo IPAQ-SF. Obteve-se uma amostra composta por 553 Fisioterapeutas.
Resultados: Os resultados do IPAQ-SF revelaram alto nível de AF (56,8%), moderado nível de AF (31,5%) e baixo nível de AF (11,8%). Com relação à análise dos METS AF, pudemos observar que os METS AF vigorosa tiveram uma média maior de 2413,15 (DP=4201,411), seguido dos METS AF moderada com média de 1857,91 (DP=2930,073) e, por fim, os METS associado à caminhada com média de 1635,54 (DP=2841,805).
Conclusão: Verificou-se que os níveis de AF dos Fisioterapeutas Portugueses são elevados e que 88,3% da amostra cumprem as recomendações da OMS para AF. Os Fisioterapeutas Portugueses podem estar numa posição de liderança pelo exemplo que dão na promoção da AF regular aos seus pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.