Níveis de atividade física em Fisioterapeutas

Autores

  • Maria João Figueiredo Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão), Lisboa, Portugal
  • Maria da Lapa Capacete Rosado Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão), Lisboa, Portugal
  • Cláudia Ribeiro da Silva Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão), Lisboa; Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i2.495

Palavras-chave:

Atividade Física, Fisioterapeutas, IPAQ-SF, Recomendações OMS, Physical activity, Physiotherapists, WHO recommendations

Resumo

Introdução: Os baixos níveis de atividade física (AF) são um problema de saúde pública. Apesar da evidência dos benefícios da AF para a saúde, estudos mostram que a população portuguesa não é suficientemente ativa para beneficiar a sua saúde. Os profissionais de saúde, incluindo os Fisioterapeutas, têm um papel importante a desempenhar na promoção da AF aos seus pacientes. Se os Fisioterapeutas Portugueses forem chamados a atuar como especialistas em AF, deve-se primeiro determinar se eles lideram pelo exemplo.

Objetivo: Avaliar os níveis de AF dos Fisioterapeutas Portugueses de acordo com as mais recentes recomendações da OMS.

Métodos: Foi distribuído e aplicado um questionário online por um período de 6 meses, composto por uma ficha de caracterização de dados sociodemográficos e pelo IPAQ-SF. Obteve-se uma amostra composta por 553 Fisioterapeutas.

Resultados: Os resultados do IPAQ-SF revelaram alto nível de AF (56,8%), moderado nível de AF (31,5%) e baixo nível de AF (11,8%). Com relação à análise dos METS AF, pudemos observar que os METS AF vigorosa tiveram uma média maior de 2413,15 (DP=4201,411), seguido dos METS AF moderada com média de 1857,91 (DP=2930,073) e, por fim, os METS associado à caminhada com média de 1635,54 (DP=2841,805).

Conclusão: Verificou-se que os níveis de AF dos Fisioterapeutas Portugueses são elevados e que 88,3% da amostra cumprem as recomendações da OMS para AF. Os Fisioterapeutas Portugueses podem estar numa posição de liderança pelo exemplo que dão na promoção da AF regular aos seus pacientes.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Níveis de atividade física em Fisioterapeutas. (2023). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 5(2). https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i2.495

Artigos Similares

1-10 de 100

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.