Prescrição do tipo intervalado na Fase III de programas de reabilitação cardíaca: um estudo de caso

Autores

  • Fábio Ferreira ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal; Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal.
  • João Alves ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal; Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal.
  • Alexandre Antunes ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal; Centro Hospitalar de Leiria, Unidade de Reabilitação Cardíaca, Portugal.
  • Filipa Januário ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal; Centro Hospitalar de Leiria, Unidade de Reabilitação Cardíaca, Portugal.
  • Rui Fonseca-Pinto ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal; Escola Superior de Saúde, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.537

Palavras-chave:

Programas de reabilitação cardíaca, prescrição de exercício, treino intervalado

Resumo

Introdução: O processo de reabilitação cardíaca é o resultado das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de cardiopatia as melhores condições físicas, mentais e sociais, de forma a retomarem a sua natural posição na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva. Os Programas de Reabilitação Cardíaca (PRC) constituem uma forma de prevenção secundária que incluem a prescrição de exercício físico e alterações ao estilo de vida. Estes programas são realizados por equipas multidisciplinares constituídas por cardiologistas, fisiatras, fisioterapeutas, dietistas e psicólogos. A prescrição de exercício nos PRC é personalizada, e no seguimento da avaliação inicial que atesta o nível de risco cardiovascular. Ainda assim, existe uma tendência para prescrição mais conservadora com impacto nos benefícios associados ao PRC. Objetivos: Avaliar o impacto da prescrição de um programa de treino customizado, em doentes de PRC em Fase III. Material e Métodos: Foram selecionados 6 doentes da Fase III de um PRC. Para cada um foi desenhado um programa para 3 meses com sessões realizadas ao ar livre (2/semana) e com acompanhamento presencial. Para avaliar o impacto foram realizadas baterias de testes físicos, psicossociais e metabólicos (no início e durante o programa). Resultados: Os resultados apontam para uma clara melhoria a nível físico (composição corporal, flexibilidade e massa gorda), na qualidade de vida e a nível metabólico (quer através da redução de fatores de risco quer pela negatividade para isquémia nas provas de esfoço). Conclusões: A prescrição de exercício é uma parte fundamental nos PRC. Em particular na Fase III é possível potencial os resultados através da implementação de programas de treino personalizado e do tipo intervalado, com potencial para melhorar os resultados em termos metabólicos, físicos e de qualidade de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Prescrição do tipo intervalado na Fase III de programas de reabilitação cardíaca: um estudo de caso. (2023). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 5(Sup), 28-29. https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.537