Sobre a Revista

A RevSALUS, propriedade da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), é uma publicação científica internacional em língua portuguesa de acesso aberto, com a finalidade de promover a divulgação da produção científica, fortalecendo a cooperação internacional no contexto da investigação, ensino, desenvolvimento e inovação, em todas as áreas da saúde ou a elas aplicadas.

Publica artigos em português e inglês na sua edição online, sobre todas as áreas das ciências da saúde. Inclui regularmente artigos originais sobre investigação clínica ou básica, revisões temáticas, artigos breves (short communications), casos clínicos, relatos de experiência, imagens em ciências da saúde, editoriais, artigos de opinião científica, recensões críticas, cartas ao editor e destaques biográficos da equipa editorial ou autores. 

Todos os artigos são avaliados antes de serem aceites para publicação por especialistas designados pelos editores (peer review). A submissão de um artigo à RevSALUS implica que este nunca tenha sido publicado e que não esteja a ser avaliado para publicação noutra revista.

A submissão ou publicação não estão sujeitas a pagamento. Após a aceitação do artigo, os autores são responsáveis por efetuar a tradução do mesmo, sendo a revisão linguística da tradução assegurada pela RevSALUS. Poderá haver lugar a um pedido de certificação da tradução caso se evidencie necessário. 

Os trabalhos submetidos para publicação são propriedade da RevSALUS, de acordo com Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Todos os autores deverão enviar a declaração de originalidade, conferindo esses direitos à RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia na altura em que os artigos são aceites para publicação.

 

Critérios autorais

A RevSALUS adere às recomendações do International Commitee of Medical Journals Editors (ICMJE) sobre elaboração, redação, edição e publicação de trabalhos académicos em revistas médicas, pelo que a coautoria de artigos deve ser baseada simultaneamente nos seguintes critérios:

1. Contribuições substanciais para a conceção ou desenho do trabalho, ou aquisição, análise ou interpretação dos dados para o trabalho;
2. Escrita do trabalho ou revisão crítica do mesmo;
3. Aprovação final da versão para publicação;
4. Assumir a responsabilidade por todos os aspetos do trabalho, assegurando que questões relacionadas com a sua validade ou integridade são apropriadamente investigadas e resolvidas.

Plágio

A RevSALUS protege os direitos dos autores e apura alegações de plágio ou uso indevido dos artigos publicados. Também procuramos proteger a reputação da revista contra más práticas. Os artigos enviados podem ser verificados com software de verificação de duplicação. Seguimos as COPE’s guidelines e incentivamos os autores a lê-las e aplicá-las em todas as etapas de pesquisa.

Como membros da Crossref, utilizamos o serviço Similarity Check como primeira avaliação e, durante a revisão, serão realizadas outras verificações.

Em caso de plágio, informamos os autores e reservamos o direito de tomar providências para publicar uma errata, e solicitar uma investigação à instituição de afiliação dos autores.

Responsabilidades éticas

Os autores dos artigos aceitam a responsabilidade definida pelo Comité Internacional dos Editores das Revistas Médicas (consultar www.icmje.org).

Os trabalhos submetidos para publicação na RevSALUS devem respeitar as recomendações internacionais sobre investigação clínica (Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial, revista recentemente) e com animais de laboratório (Sociedade Americana de Fisiologia). Os estudos aleatorizados deverão seguir as normas CONSORT.

Taxas de Processamento de Artigos

A RevSALUS não cobra taxas pelo envio de manuscritos, nem pela avaliação ou publicação de artigos.

Informação sobre autorizações

A publicação de dados dos participantes não deve identificar os mesmos, devendo os autores apresentar o consentimento escrito por parte do doente que autorize a sua publicação, reprodução e divulgação em papel e online na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia. Do mesmo modo os autores são responsáveis por obter as respetivas autorizações para reproduzir na RevSALUS todo o material (texto, tabelas ou figuras) previamente publicado. Estas autorizações devem ser solicitadas ao autor e à editora que publicou o referido material.

Política de Acesso Aberto

A RevSALUS oferece acesso aberto sob os termos de licença da Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional e arquivo via plataforma OJS/PKP.

Após a sua publicação, o acesso aos artigos é imediato e gratuito, sem períodos de embargo.

Os números editados entre 2019 e 2021 foram publicados de acordo com a Licença CC BY-NC-ND 4.0, incluindo também alguns dos artigos do número 1 de 2022. A partir do número 2 de 2022, todos os artigos são publicados de acordo com Licença CC BY 4.0.

Política de arquivo

Os autores podem partilhar os seus artigos em repositórios académicos ou de investigação com a devida referência à RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS, sob os termos da Licença CC BY 4.0.

Política de Publicidade

A publicidade deverá respeitar a liberdade editorial da RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia. Pode admitir a divulgação institucional dos membros associados da RACS e de entidades externas à Rede, de natureza comercial ou industrial, preferencialmente fora do âmbito da saúde.