Sobre a Revista

A RevSALUS, propriedade da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), é uma publicação científica internacional em língua portuguesa de acesso aberto, com a finalidade de promover a divulgação da produção científica, fortalecendo a cooperação internacional no contexto da investigação, ensino, desenvolvimento e inovação, em todas as áreas da saúde ou a elas aplicadas.

A Revista identifica-se com a missão e os objetivos da RACS, promovendo a formação e a cooperação científica na área das ciências da saúde entre instituições do ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa, no espaço lusófono internacional num contexto da investigação, desenvolvimento e inovação.

A promoção e a difusão da produção científica em ciências da saúde no espaço lusófono internacional é um dos pilares estratégicos da RACS, enquadrados nos fins e objetivos estatutários, contribuindo desta forma para “dinamizar e fortalecer a cooperação internacional no contexto da investigação, desenvolvimento e inovação” (Artigo 3º).

Perfil editorial

Publica artigos em português e inglês na sua edição online, sobre todas as áreas das ciências da saúde. Inclui regularmente artigos originais sobre investigação clínica ou básica, revisões temáticas, artigos breves (short communications), casos clínicos, relatos de experiência, imagens em ciências da saúde, editoriais, artigos de opinião científica, recensões críticas, cartas ao editor e destaques biográficos da equipa editorial ou autores. 

Todos os artigos são avaliados antes de serem aceites para publicação por especialistas designados pelos editores (peer review). A submissão de um artigo à RevSALUS implica que este nunca tenha sido publicado e que não esteja a ser avaliado para publicação noutra revista.

A revista tem submissão e publicação gratuitas exclusivas para autores que integrem uma Instituição membro da RACS - Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia. Os autores de Instituições não associadas à RACS estão obrigados ao pagamento dos custos de processamento editorial (article processing charges) caso o seu artigo seja aceite para publicação.

Após a aceitação do artigo, todos os autores são responsáveis por efetuar a tradução do mesmo, sendo a revisão linguística da tradução assegurada pela RevSALUS. Poderá haver lugar a um pedido de certificação da tradução caso se evidencie necessário. 

Os trabalhos submetidos para publicação são propriedade da RevSALUS, de acordo com Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Todos os autores deverão enviar a declaração de originalidade, conferindo esses direitos à RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia na altura em que os artigos são aceites para publicação.

Periodicidade
A RevSALUS tem publicação contínua, desde 2022, com um volume de três números por ano (quadrimestral). A abertura dos números regulares acontece em fevereiro, junho e outubro do respetivo ano. A revista pode editar, extraordinariamente, números especiais a definir pelo Conselho Editorial.

Suporte
RevSALUS é de livre acesso, disponível online, em suporte digital (2019 - presente), e em suporte de papel (2019).