Sobre a Revista

Propriedade
A RevSALUS é propriedade da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS).

Normas de Publicação

A RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia é uma publicação científica internacional em língua portuguesa de acesso aberto, com a finalidade de promover a divulgação da produção científica, fortalecendo a cooperação internacional no contexto da investigação, ensino, desenvolvimento e inovação, em todas as áreas da saúde ou a elas aplicadas.

Publica artigos em português na sua edição em papel e em português e inglês na sua edição online, sobre todas as áreas das ciências da saúde. Inclui regularmente artigos originais sobre investigação clínica ou básica, revisões temáticas, artigos breves (short communications), casos clínicos, relatos de experiência, imagens em ciências da saúde, editoriais, artigos de opinião científica, recensões críticas, cartas ao editor e destaques biográficos da equipa editorial ou autores. Para consultar as edições online deverá aceder através do link: http://racslusofonia.org.

Todos os artigos são avaliados antes de serem aceites para publicação por especialistas designados pelos editores (peer review). A submissão de um artigo à RevSALUS implica que este nunca tenha sido publicado e que não esteja a ser avaliado para publicação noutra revista.

Os trabalhos submetidos para publicação são propriedade da RevSALUS e a sua reprodução total ou parcial deverá ser convenientemente autorizada. Todos os autores deverão enviar a declaração de originalidade, conferindo esses direitos à RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, na altura em que os artigos são aceites para publicação.

Critérios autoriais

A RevSALUS adere às recomendações do International Commitee of Medical Journals Editors (ICMJE) sobre elaboração, redação, edição e publicação de trabalhos académicos em revistas médicas, pelo que a coautoria de artigos deve ser baseada simultaneamente nos seguintes critérios:

1. Contribuições substanciais para a conceção ou desenho do trabalho, ou aquisição, análise ou interpretação dos dados para o trabalho &...
2. Escrita do trabalho ou revisão crítica do mesmo &...
3. Aprovação final da versão para publicação &...
4. Assumir a responsabilidade por todos os aspetos do trabalho, assegurando que questões relacionadas com a sua validade ou integridade são apropriadamente investigadas e resolvidas.

Verificação de similitude e de plágio

A RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia passará a utilizar o serviço de verificação de similaridade fornecido pela Crossreference, desenvolvido por iThenticate do Turnitin®. A ferramenta iThenticate ajuda a prevenir o plágio, fornecendo um feedback imediato sobre a semelhança de um manuscrito com outros conteúdos científicos, académicos e outros, publicados na web.

Responsabilidades éticas

Os autores dos artigos aceitam a responsabilidade definida pelo Comité Internacional dos Editores das Revistas Médicas (consultar www.icmje.org).

Os trabalhos submetidos para publicação na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia devem respeitar as recomendações internacionais sobre investigação clínica (Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial, revista recentemente) e com animais de laboratório (Sociedade Americana de Fisiologia). Os estudos aleatorizados deverão seguir as normas CONSORT.

Encargos e pagamentos

A RevSALUS não cobra taxas pelo envio de manuscritos, nem pela avaliação ou publicação de artigos.

Informação sobre autorizações

A publicação de dados dos participantes não deve identificar os mesmos, devendo os autores apresentar o consentimento escrito por parte do doente que autorize a sua publicação, reprodução e divulgação em papel e online na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia. Do mesmo modo os autores são responsáveis por obter as respetivas autorizações para reproduzir na RevSALUS todo o material (texto, tabelas ou figuras) previamente publicado. Estas autorizações devem ser solicitadas ao autor e à editora que publicou o referido material.

Política de Autoarquivamento

Imediatamente após a publicação online, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios institucionais, desde que mencionem a publicação onde foi publicado de acordo com as normas em vigor e utilizem ficheiro PDF original do editor.

Política de Publicidade

A publicidade deverá respeitar a liberdade editorial da RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia. Pode admitir a divulgação institucional dos membros associados da RACS e de entidades externas à
Rede, de natureza comercial ou industrial, preferencialmente fora do âmbito da saúde. Consultar Tabela de valores.