Suicídio por arma branca – a propósito de um caso

Autores

  • Joana Rita Batista Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v7isup.1025

Palavras-chave:

suicídio; arma branca

Resumo

Suicídios por arma branca, embora menos comuns do que outros métodos, ocorrem com frequência considerável em vítimas do sexo feminino. Estudos indicam que as mulheres que utilizam esse método frequentemente apresentam patologia psiquiátrica, como depressão e transtornos de personalidade. A literatura atual sugere que as mulheres podem optar por métodos como armas brancas devido a questões relacionadas à intimidade e ao acesso a objetos cortantes.
O presente caso trata de vítima do sexo feminino, de 53 anos, com antecedentes de depressão, sob terapêutica anti-depressiva, que foi encontrada sem sinais de vida, em decúbito dorsal, na sua casa de banho, estando a parte superior do corpo dentro do polibã e a parte inferior no chão, com vestígios abundantes de líquido sanguinolento e soluções de continuidade nos membros superiores. Na habitação foram identificadas três cartas de despedida. Aquando do exame do local, foi identificado a presença de faca de cozinha ensanguentada.
Em sede de autópsia, observou-se, a nível do hábito externo, uma solução de continuidade na face anterior de ambos os cotovelos, de orientação aproximadamente horizontal, com exposição de tecido celular subcutâneo e tecido muscular subjacente, apresentando estas lesões caraterísticas compatíveis com terem sido produzidas com arma branca. Ao nível do hábito interno observaram-se lacerações transversais e incompleta de ambas as artérias braquiais, em continuidade com as lesões acima descritas, com infiltração sanguínea das paredes arteriais. Foi realizado estudo toxicológico ao sangue periférico, o qual revelou a presença de substâncias medicamentosas em concentração terapêutica. Foi realizado estudo anatomopatológico que revelou isquemia aguda incipiente do miocárdio e subendocárdio, e necrose renal, de provável causa hipovolémica. Assim admitiu-se que a causa de morte tenha sido devida às lesões traumáticas descritas, provocadas por mecanismo de ação cortoperfurante por arma branca de gume afiado, associadas a perda significativa de sangue.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Suicídio por arma branca – a propósito de um caso. (2025). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 7(Sup), 30-31. https://doi.org/10.51126/revsalus.v7isup.1025