Prevalência da Hipertensão Arterial em Crianças e Adolescentes nas Escolas em Luanda

Autores

  • Sebastiana Gamboa Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (Departamento de Pediatria, Luanda, Angola)
  • Amílcar Silva Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (Departamento de Ciências Fisiológicas e Farmacologia, Luanda, Angola)
  • Joana Araújo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (EPIUnit ITR, Porto, Portugal); Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, Educação Médica) Portugal
  • Joaquim Van-Dúnem Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (Departamento de Pediatria, Luanda, Angola)

DOI:

https://doi.org/10.51126/f2j9xz87

Palavras-chave:

Prevalência, Hipertensão arterial, Crianças e adolescentes, Luanda- Angola

Resumo

Introdução: O conhecimento da prevalência, diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial em crianças e adolescentes é essencial para a prevenção das doenças cardiovasculares na idade adulta, sobretudo na África subsaariana e particularmente em Angola onde os dados são escassos. Objetivo: Determinar a prevalência da hipertensão arterial em crianças e adolescentes nas escolas em Luanda. Metodologia. Estudo transversal realizado em 616 crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos de idade, em 6 escolas do Distrito da Maianga, Província de Luanda, de Outubro de 2023 a Setembro de 2024. Após consentimento parental e assentimento do adolescente, os participantes foram submetidos a medição antropométrica e da pressão arterial pelo método auscultatório. A medição da pressão arterial foi semanal, realizada 3 vezes no mesmo dia, separadas por 2 -3 minutos, num período de 3 semanas. A hipertensão foi classificada de acordo com percentis de altura, idade e sexo segundo a Directriz da Academia Americana de Pediatria de 2017. Resultados: Dos 616 participantes, 62,2 % eram do sexo feminino. A prevalência da hipertensão arterial foi de 26%. Entre os hipertensos, o grupo etário dos 14-16 anos contribuiu com 55,6%, o de 10-13 anos com 35,4% e o de 6-9 anos com 9,3% de casos respetivamente. As escolas não públicas contribuíram com 57,1% e as públicas com 42,9% de casos. Conclusão: A prevalência da hipertensão arterial em crianças e adolescentes em Luanda é elevada. É urgente cogitar a medição rotineira após os 3 anos de idade e a mudança do estilo de vida, com a participação das escolas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-08-21

Como Citar

Prevalência da Hipertensão Arterial em Crianças e Adolescentes nas Escolas em Luanda. (2025). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 7(SupII), 86. https://doi.org/10.51126/f2j9xz87