Literacia em Saúde e Autocuidados

Autores

  • Ana Maria Galvão Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal; UICISA - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal.
  • Gorete Batista Instituto Superior Politécnico Jean Piaget Benguela, Benguela, Angola.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i1.166

Palavras-chave:

literacia em saúde, autocuidado, literacia crítica, ciclo vital

Resumo

Na atualidade é frequente ouvirmos o termo Literacia em Saúde (LS). Somos de opinião que este termo é utilizado indistintamente, referindo-se a conhecimentos, informações, a atitudes, ou à capacitação. Pelo que esta temática tem suscitado a nossa atenção ao longo da última década e, fruto desta reflexão, resultou a obra Literacia em Saúde e Autocuidados: evidências que projetam a prática clínica (Galvão et al., 2021). O conceito de LS, é multidimensional, encontramos uma gama de definições as quais agregam aspetos específicos da LS. Neste artigo científico de opinião selecionámos definições e conceitos sobre LS e autocuidados, identificámos as dimensões da LS e métodos de avaliação. Identificámos também documentos disponíveis em Portugal que visam a promoção da mesma. Baseados nas evidências, constatámos que a promoção da LS na população portuguesa é efetivamente uma prioridade ao longo das diversas etapas da trajetória da vida, tanto ao nível da promoção da saúde e dos autocuidados em qualquer faixa etária, como consequentemente ao nível da prevenção das doenças: obesidade; doenças cerebrovasculares; diabetes tipo II; perturbações mentais; demências; doenças oncológicas; etc. A capacitação em LS assenta em mudanças comportamentais, pelo que as estratégias terão de ser focadas em ferramentas que potenciem o funcionamento humano, alcançado através da melhoria da autorregulação cognitiva, emocional e/ou comportamental. A agenda europeia para a saúde, destaca a LS como uma prioridade, considerando a necessidade da envolvência conjunta dos cidadãos, comunidades, organizações e políticas de saúde.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Edição

Secção

Artigos de Opinião Científicos

Como Citar

Literacia em Saúde e Autocuidados. (2022). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 4(1). https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i1.166

Artigos Similares

1-10 de 424

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.