Instrumentos de prática baseada na evidência para enfermeiros validados para Portugal: protocolo de scoping review

Autores

  • Ana Catarina Pereira Pinto Serviço de Urgência Geral
  • Liliana Andreia Neves da Mota Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa/CINTESIS, Oliveira de Azeméis, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i1.487

Palavras-chave:

enfermagem, prática clínica baseada em evidências, inquéritos e questionários, estudos de avaliação

Resumo

Introdução: A prática baseada na evidência promove o empoderamento do enfermeiro, aumenta a segurança e a qualidade dos cuidados. Objetivo: Mapear os instrumentos de prática baseada na evidência para enfermeiros em contexto da prática clínica, validados transculturalmente para a população portuguesa. Material e Métodos: Seguiu-se a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Foi definido o protocolo de scoping review tendo em conta os critérios definidos e a adequação às bases/repositórios propostos. A análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados será realizada por dois revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: Os resultados serão apresentados de forma descritiva, com recurso a tabelas, tendo em conta o objetivo e o foco da scoping review. Conclusão: É esperado que esta scoping review permita a análise e sistematização dos estudos referentes aos instrumentos sobre prática baseada na evidência validados para a população portuguesa, promovendo a utilização de instrumentos de medida adequados e precisos, e desta forma, o incremento da operacionalização da prática baseada na evidência em Portugal.

Downloads

Publicado

2023-02-17

Como Citar

Instrumentos de prática baseada na evidência para enfermeiros validados para Portugal: protocolo de scoping review. (2023). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 5(1). https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i1.487

Artigos Similares

1-10 de 492

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.