Influência da liderança clínica em enfermagem na qualidade e segurança dos cuidados: protocolo de scoping review

Autores

  • Olga Moura Ramos Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal; Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Matosinhos, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-0039-2433
  • Rita Capela Oliveira Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal; Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Matosinhos, Portugal.
  • José Sá Hospital Escola Fernando Pessoa, Fundação Fernando Pessoa, Gondomar, Portugal.
  • Cristina Augusto Escola Superior de Enfermagem Tâmega e Sousa, IPSN-CESPU, Penafiel, Portugal; CINTESIS, Porto, Portugal.
  • Maria José Gomes Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal; UICISA: E, Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i2.494

Palavras-chave:

Governança clínica, liderança, enfermagem, qualidade dos cuidados de saúde, revisão

Resumo

Introdução: A qualidade e segurança dos cuidados é o grau de excelência resultante da capacidade das organizações de saúde para responder às necessidades da pessoa e superar as suas expectativas. A liderança clínica concerne à demonstração de atitudes e competências de liderança informal. O enfermeiro líder clínico é aquele que está na prática clínica e a quem são reconhecidas competências e experiência clínica, habilidades para construir equipas e relacionamentos e qualidades pessoais que inspiram os pares. Enquanto líder, o enfermeiro projeta e implementa o cuidado, promove a qualidade e segurança dos cuidados e, desta forma, influencia os resultados sensíveis à prática clínica de enfermagem. Objetivo: Mapear a evidência científica disponível sobre a influência da liderança clínica em enfermagem na qualidade e segurança dos cuidados em organizações de saúde hospitalares. Critérios de inclusão: Estudos primários que relatem a influência da liderança clínica em enfermagem na qualidade e segurança dos cuidados em organizações de saúde hospitalares. Métodos: Protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute. Estudos publicados e não publicados, com abordagem quantitativa, qualitativa ou de métodos mistos. Estratégia de pesquisa desenhada em três etapas, com pesquisa completa nos motores de busca MEDLINE Complete®, CINAHL Complete®, Web of ScienceTM, Scopus®, ProQuest Dissertations and Theses® e OpenGrey® A triagem dos estudos será realizada pelo título e resumo, com posterior análise do texto integral por dois revisores independentes que farão a extração e categorização dos dados em função do conteúdo. Esta pesquisa foi registada na plataforma Open Science Framework (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/2EYAV).

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Influência da liderança clínica em enfermagem na qualidade e segurança dos cuidados: protocolo de scoping review. (2023). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 5(2). https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i2.494

Artigos Similares

1-10 de 497

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.