Telenfermagem na abordagem à pessoa em situação crítica em contexto extra-hospitalar e serviço de urgência: protocolo Scoping Review
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v7i1.836Palavras-chave:
telenfermagem, cuidados críticos, serviços médicos de emergênciaResumo
Introdução: A telenfermagem proporciona a prestação de cuidados de enfermagem à distância através do uso de tecnologias de informação e comunicação. A telenfermagem permite vigiar, monitorizar e tomar decisões à distância através da troca de informações e colaboração interprofissional, melhorando o acesso e a qualidade dos cuidados. Esta ferramenta requer enfermeiros com competências especializadas na área do doente crítico para garantir a segurança dos cuidados prestados. Objetivo: Mapear a evidência sobre a telenfermagem na abordagem à pessoa em situação crítica em contexto extra-hospitalar e serviço de urgência. Métodos: Scoping Review segundo a metodologia do Joanne Briggs Institute (JBI). A estratégia de pesquisa mapeará estudos publicados e não publicados. As bases de dados incluídas serão: PUBMED, CINAHL via EBSCO, JBI Library of Systematic Reviews, COCHRANE Library of Systematic Reviews, Scielo, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, Dans-Easy, Lilacs e B-On. Esta revisão integrará artigos centrados em telenfermagem na abordagem da pessoa em situação crítica em contexto extra-hospitalar e serviço de urgência. Os estudos incluídos serão desenhos quantitativos, qualitativos ou mistos, revisões sistemáticas e guidelines.
Resultados Esperados: Espera-se identificar a evidência sobre telenfermagem na abordagem à pessoa em situação crítica em contexto extra-hospitalar e serviço de urgência, que será apresentada de forma descritiva e através de tabelas construídas para ir ao encontro do objetivo do estudo.
Conclusão: Os resultados demonstrarão o papel que a telenfermagem tem perante a pessoa em situação crítica em contexto extra-hospitalar e serviço de urgência, sensibilizando para os ganhos significativos que traz para a prestação de cuidados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.