Mobbing em Enfermeiros – uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Ida Lopes Unidade Local de Saúde de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v7i2.876

Palavras-chave:

enfermeiros, enfermagem, assédio moral, mobbing

Resumo

Introdução: O mobbing ou assédio moral pode estar presente em qualquer relação de trabalho, alterando o bem-estar dos trabalhadores e a dinâmica organizacional. Objetivo: Identificar quais são os comportamentos de mobbing existentes e em que medida afetam os enfermeiros. Material e métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em base de dados nacionais e internacionais, recorrendo ao método PICO com seleção de 4 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e a leitura do resumo. Resultados: Os enfermeiros experienciaram ou viram comportamentos de assédio moral. Estes comportamentos podem afetar o trabalhador física e/ou mentalmente bem como a dinâmica familiar, as relações sociais, a qualidade e a satisfação no desempenho das suas funções. Conclusão: As organizações devem apostar na promoção de ambientes de trabalho saudáveis, definindo estratégias que minimizem este fenómeno sendo essencial o envolvimento de todos os seus trabalhadores neste processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ida Lopes, Unidade Local de Saúde de Coimbra

    Portuguesa. Enfermeira desde 1994, Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Trabalha na ULS de Coimbra. Vive em Coimbra, Portugal.

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

Mobbing em Enfermeiros – uma revisão sistemática da literatura. (2025). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 7(2). https://doi.org/10.51126/revsalus.v7i2.876