Investigação em Enfermagem em Portugal: análise cienciométrica
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v7i3.914Palavras-chave:
Descoberta do Conhecimento; Bibliometria; Ciência da Informação; Enfermagem; Portugal; CienciometriaResumo
Introdução: Em Portugal, a produção científica em enfermagem insere-se num percurso marcado por transformações históricas, educativas e políticas, num quadro investigativo de forte crescimento.
Objetivo: Este estudo tem como objetivo mapear a produção científica em enfermagem, produzida por coautores afiliados a instituições portuguesas.
Métodos: Análise cienciométrica de abordagem quantitativa e descritiva de 2.617 registos científicos (1968-2022) recuperados da Web of Science Core Collection.
Resultados: O estudo identificou três períodos evolutivos na produção científica em enfermagem em Portugal: Génese (1968–2009), Desenvolvimento Inicial (2010–2018) e Produção Consolidada (≥2019). Do total de registos, 67,9% eram artigos, sendo que o inglês foi a língua predominante (90,64%), apresentando média de três autores por artigo (18,4%).
Discussão: O desenvolvimento da ciência da enfermagem em Portugal decorre em três fases cronológicas influenciadas por mudanças organizacionais, nos curricula de ensino e na estruturação dos processos de produção de conhecimento. Verifica-se uma significativa projeção internacional da investigação em enfermagem, através da coautoria com Espanha e Brasil. A nível temático, destaque para o enfoque na investigação e na produção científica relacionada com a prática, a profissão e a educação em enfermagem.
Conclusões: O estudo demonstra que a investigação em enfermagem em Portugal está numa fase de consolidação. Fatores como a criação de oferta académica, graus universitários e a integração em centros e redes de investigação contribuíram para esse progresso. Reconhecem-se, ainda, padrões investigativos, identificando colaborações e temas abordados, apoiando investigadores e decisores na promoção de iniciativas de promoção e formação em enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.







Endereço e contactos: