Utilidade e facilidade no uso de recursos tecnológicos pelos enfermeiros gestores

Autores

  • Ivo Vaz Centro Hospitalar Universitário de São João
  • Maria José Lumini Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), Portugal; Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i3.236

Palavras-chave:

Enfermagem, Informática em Enfermagem, Tecnologia da Informação e Comunicação, Gestão em Saúde, Ganhos em Saúde

Resumo

Introdução: Na área da saúde, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são um elemento crucial para a gestão dos serviços, uma vez que permitem armazenar e partilhar informação, estando intrínsecas à maioria das atividades dos enfermeiros gestores. Objetivos: Identificar as estratégias que os enfermeiros gestores utilizam no processo de gestão com recurso às TIC; analisar a utilidade e facilidade de utilização das TIC pelos enfermeiros gestores no processo de gestão. Material e Métodos: Estudo descritivo constituído por 74 enfermeiros gestores. Utilizou-se um questionário auto preenchido como instrumento de colheita de dados e estatística descritiva para descrever as variáveis em estudo. Resultados: O correio eletrónico (98.6%), a intranet (95.9%) e os grupos de discussão (94.6%) foram considerados os recursos tecnológicos que podem ser utilizados na gestão em enfermagem. As tecnologias que estão disponíveis com maior frequência nas instituições de saúde são o correio eletrónico (97.3%), a intranet (87.8%) e o S-Clínico (74.3%). No exercício da gestão em enfermagem, a vídeo conferência (63.5%) e o correio eletrónico (56.8%) são os recursos tecnológicos mais utilizados. As tecnologias como o correio eletrónico e o S-Clínico são úteis na prática clínica e na gestão de informação, já a vídeo conferência é útil na gestão da informação e formação. Por outro lado, o correio eletrónico e a intranet são as tecnologias mais fáceis de utilizar na gestão dos recursos humanos. Conclusões: As TIC permitem aos enfermeiros gestores dispor de informação atualizada no momento certo, o que lhes possibilita orientar a prática clínica, maximizando a produtividade através da utilização adequada dos recursos disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Vaz, I., & Lumini, M. J. (2022). Utilidade e facilidade no uso de recursos tecnológicos pelos enfermeiros gestores. RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 4(3). https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i3.236