Ecocardiografia na hipertensão pulmonar: avaliação das câmaras cardíacas direitas e artéria pulmonar

Autores

  • Catarina Serra Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Castelo Branco, Portugal.
  • Carlos Alcafache Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Castelo Branco, Portugal; Unidade Local de Saúde da Guarda, Guarda, Portugal.
  • Patrícia Coelho Sport, Health & Exercise Unit (SHERU) | Qualidade de Vida no Mundo Rural (QRura) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.
  • Francisco Rodrigues Sport, Health & Exercise Unit (SHERU), Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i3.471

Palavras-chave:

Hipertensão pulmonar, artéria pulmonar, câmaras cardíacas, ventrículo direito

Resumo

Introdução: A Hipertensão Pulmonar é definida por uma elevação na pressão média da artéria pulmonar acima de 25mmHg em repouso e um aumento de 30mmHg com o esforço. Em fases mais avançadas da patologia podem ocorrer alterações estruturais nas câmaras cardíacas, devido às alterações hemodinâmicas. Objetivos: Verificar se os doentes com HP apresentam alterações hemodinâmicas e estruturais direitas. Material e Métodos: O estudo foi realizado com recurso a uma base de dados do serviço de cardiologia de uma Unidade local de saúde da região centro de Portugal continental. Estudaram-se pacientes com HP e pacientes sem HP. Foram incluídos doentes com Hipertensão Pulmonar e excluídos pacientes com Hipertensão Pulmonar que apresentavam hipertensão arterial descontrolada, diabetes mellitus e/ou alterações congénitas cardíacas. Resultados: A amostra foi constituída por 113 indivíduos, dos quais 35 indivíduos apresentavam HP (31,0%) e 68 indivíduos não apresentavam HP (69,0%). Observou- se que no grupo com HP existia um aumento crescente das câmaras cardíacas e AP. Observou- se também que quanto maior a PSAP maior valor é obtido nas câmaras cardíacas e AP. Verificou-se ainda uma diminuição do valor de TAPSE em função do aumento da PSAP, comparativamente com valores mais baixos de PSAP. A VJRT não aumentou muito em função do aumento da PSAP, verificando-se maior acentuação no parâmetro 2,9-3,4m/s nesta correlação. Conclusões: O estudo verificou que existem alterações estruturais e hemodinâmicas nas câmaras cardíacas direitas e AP na presença de HP.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Ecocardiografia na hipertensão pulmonar: avaliação das câmaras cardíacas direitas e artéria pulmonar. (2022). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 4(3). https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i3.471

Artigos Similares

1-10 de 33

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.