VISITA DA FAMÍLIA E ENVOLVIMENTO DESTA NO CUIDADO AOS DOENTES EM UCI
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v7i1.879Palavras-chave:
cuidados intensivos, cuidador familiar, unidade de terapia intensiva, hospitalResumo
Introdução: A admissão numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) é considerada um fenómeno de stress, não só pelas questões físicas, mas também pelas incapacidades cognitivas e sociais resultantes do internamento. A família é um elemento importante para os doentes internados em UCI e deve ser uma preocupação dos enfermeiros destas unidades, considerando a existência de benefícios tanto para a família como para o doente.
Objetivos: Esta revisão visa compreender a importância da presença da família para o doente internado em UCI, e o envolvimento da família/cuidador nos cuidados durante a hospitalização.
Material e Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura, atráves de uma pesquisa nas bases de dados EBSCO, entre janeiro e fevereiro de 2023, englobando artigos escritos em português, inglês e espanhol, datados entre 2010 e 2022, e que abordassem o envolvimento da família e o horário de visita em UCI de adultos. Para isso foram utilizadas as palavras-chave: cuidados intensivos, cuidador familiar, unidade de terapia intensiva, hospital. De um total de 933 artigos, resultaram seis para análise final.
Resultados: Uma política de visita flexível não parece reduzir a incidência de delírio no doente, mas associam-se menores níveis de agitação, ansiedade e confusão nos doentes, e uma maior satisfação dos doentes e familiares, sem afetar de forma deletéria os serviços.
Conclusões: As visitas em UCI em períodos mais flexíveis parecem apresentar benefícios a nível de satisfação da família, mas reconhece-se a necessidade de maior evidência, sendo que as recomendações devem ser adaptadas a cada UCI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.