Acurácia do método eletrónico versus método radiográfico na determinação do comprimento de trabalho: revisão sistemática integrativa
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i3.509Palavras-chave:
Endodontia, localizador eletrónico apical, odontometria, medição radiográficaResumo
Introdução: O método radiográfico apresenta-se como o mais amplamente aplicado no cálculo do comprimento de trabalho (CT). Contudo, apresenta limitações que de forma a serem ultrapassdas, foram desenvolvidos os localizadores eletrónicos apicais (LEAs), com o objetivo de permitir maior precisão e fiabilidade na determinação do CT.
Objetivos: O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática integrativa e reunir a evidência científica disponível sobre o método que permite maior precisão na determinação do CT, comparando o método radiográfico e o método de localização eletrónica (LEA).
Material e Métodos: A pesquisa bibliográfica, foi realizada na plataforma PubMed utilizando palavras-chave combinadas através do operador booleano AND da seguinte forma: (“endodontics” AND “electronic apex locator” AND “radiographic measurement”) e (“endodontics” AND “electronic apex locator” AND “radiographic measurements” AND “odontometry”).
Resultados: Foram identificados 68 artigos reportando estudos comparativos realizados entre os métodos, radiográfico e LEA. Foram incluídos 11 estudos, dos quais em alguns casos os LEAs demonstraram melhores resultados, comparativamente com radiografias periapicais não digitais. Os estudos indicam que apesar de existirem diferenças entre os dois métodos, com maior exatidão na determinação com LEA, as diferenças não se revelaram estatisticamente significativas. Na presença de soluções irrigantes, o hipoclorito de sódio revelou maiores discrepâncias na determinação do CT com o método de LEA.
Conclusões: Os dois métodos, radiográfico e LEA, devem ser utilizados em associação, visto que cada um possui particularidades que somadas apresentam maiores benefícios potenciando o sucesso do tratamento endodôntico e um melhor e mais completo tratamento aos pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.