Grupos sanguíneos (ABO + Rh) e suscetibilidade à malária em pacientes internados no Hospital Geral dos Cajueiros

Autores

  • Maurício da Costa Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (ISCISA/UAN), Luanda, Angola; Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Agostinho Neto (IEFD-UAN), Luanda, Angola.
  • Osvaldo Veloso Diogo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (ISCISA/UAN), Luanda, Angola.
  • Edson Kuatelela Cassinela Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), Angola.
  • Cruz dos Santos Sebastião Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (ISCISA/UAN), Luanda, Angola; Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), Luanda, Angola.
  • Euclides Nenga Manuel Sacomboio Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (ISCISA/UAN), Luanda, Angola; Centro de Formação em Saúde (CFS) da Clínica Multiperfil, Luanda, Angola.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.513

Palavras-chave:

Grupos sanguíneos, suscetibilidade, malária, pacientes internados

Resumo

Introdução: A malária é uma doença potencialmente mortal causada por parasitas que se transmitem ao ser humano pela picada de mosquitos infetados pelo género Anopheles. Existem vários sistemas de grupos sanguíneos bem definidos, os sistemas de grupos sanguíneos ABO e Rh são considerados os mais importantes. Objetivo: Este estudo avaliou a susceptibilidade à malária e sua correlação com os grupos sanguíneos (ABO + Rh) em pacientes internados por malária no hospital geral dos cajueiros no Iº trimestre de 2017. Material e Métodos: Foi feito um estudo semi exprimental, observacional e descritivo, onde para a pesquisa do parasita foi usada a gota espessa e o esfregaço de sangue periférico e corados por giemsa. A fenotipagem dos grupos sanguíneos do sistema ABO foi feita de acordo com a técnica descrita por Carvalho (2008). Resultados: Das 100 amostras observadas verificou-se que, a faixa etária mais afetada foi a de 1 aos 5 anos correspondendo a (43%), pacientes do sexo masculino foram mais acometidos por essa patologia (60%), o Município que mais apresentou casos foi o Cazenga (52%) e 70% dos progenitores dos pacientes era da etnia Kimbundo, que maioritariamente era do grupo sanguíneo A. A malária moderada foi verificada na maioria dos pacientes do grupo O (74,3%), severa foi frequente em pacientes do grupo sanguíneo B (32%) e a grave em pacientes do grupo sanguíneo AB (42,9%), seguido de pacientes com o grupo A (34,9%). Conclusões: Parece haver diferença da susceptiblidade e gravidade da malária entre os pacientes de diferentes grupos sanguíneos e este fator pode estar associado a própria condição biológica e de resistência às infeções, entretanto, a melhoria no saneamento básico e educação sanitária são necessárias para diminuir o índice de malária a nível desses municípios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Grupos sanguíneos (ABO + Rh) e suscetibilidade à malária em pacientes internados no Hospital Geral dos Cajueiros. (2023). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 5(Sup), 11-12. https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.513

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)