Características comuns de grávidas com hipertensão atendidas na sala de parto do Hospital Geral de Luanda

Authors

  • Catarina Berta David Centro de Formação em Saúde (CFS) da Clínica Multiperfil, Luanda, Angola.
  • Maurício da Costa Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Agostinho Neto (IEFD-UAN), Angola; Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (ICISA-UAN), Luanda, Angola.
  • Cruz dos Santos Sebastião Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (ICISA-UAN), Luanda, Angola; Instituto Nacional de Investigação em Saúde(INIS), Luanda, Angola.
  • Euclides Nenga Manuel Sacomboio Centro de Formação em Saúde (CFS) da Clínica Multiperfil, Luanda, Angola; Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (ICISA-UAN), Luanda, Angola.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.535

Keywords:

Gravidez, hipertensão arterial, perfil da grávida

Abstract

Introdução: A hipertensão Arterial é um problema do fórum psicobiológico para a enfermagem, mas que transcende a parte psicossocial de acordo aos aspetos teóricos que direcionam a prática de enfermagem. Objetivo: Verificar a relação entre as características comuns em grávidas com hipertensão atendidas na sala de parto do Hospital Geral de Luanda. Material e Método: Estudo descritivo, retrospetivo de abordagem quantitativa em 160 processos clínicos de grávidas onde constavam 80 com hipertensão arterial e 80 sem hipertensão arterial. Resultados: os dados evidenciaram que 84,4% eram solteiras; 71,8% provenientes de regiões periurbanas; 37,5% eram hipertensas; 94,4% das grávidas não tinham doenças infeciosas; 62,5% não tinham doenças crónicas; das 37,5% com doenças crónicas, 29,4% tinham hipertensão arterial; 80,0% das grávidas não usavam o suprimento sulfato de Magnésio; 79,4% das grávidas não estavam em tratamentos com anti-hipertensivo; das 20,6% de hipertensas, 16,5% usavam dois anti-HTA; 62,5% das grávidas apresentavam um estilo de vida aceitável, pois não faziam consumo de bebidas alcoólicas, nem fumavam. A avaliação estatística mostrou não haver relação entre o estado civil, região de residências, estilo de vida e hipertensão, a presença de Hepatite B, HIV e Pneumonia com a hipertensão, entretanto, houve relação da diabetes, Eclâmpsia, histórico de HTA e Pré- Eclâmpsia na família, uso de suprimento de sulfato de magnésio com a hipertensão. Conclusão: A hipertensão na gravidez, foi comum em jovem-adultas, naturais da capital de Angola, observou-se relação estatística nas gestantes com diagnóstico de diabetes, com antecedentes familiares de Pré- Eclâmpsia, Eclâmpsia, HTA e que tomaram suprimento de sulfato de magnésio.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-06-30

How to Cite

Características comuns de grávidas com hipertensão atendidas na sala de parto do Hospital Geral de Luanda. (2023). RevSALUS - International Scientific Journal of the Academic Network of Health Sciences of Lusophone, 5(Sup), 27. https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.535

Most read articles by the same author(s)