Relação entre a obesidade e a depressão na população adulta: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v7i3.888Palavras-chave:
Adultos, excesso de peso, obesidade, depressãoResumo
Introdução: A obesidade e a depressão estão entre os principais problemas de saúde pública e diversos estudos demonstram uma associação entre ambas, com impacto negativo no prognóstico, adesão terapêutica e morbilidade. Objetivos: Analisar a relação entre obesidade e depressão na população adulta. Material e Métodos: Revisão sistemática realizada segundo as recomendações PRISMA, com pesquisa nas bases PubMed e Web of Science. Foram incluídos nove estudos originais publicados entre 2014 e 2024 que analisaram a relação entre obesidade e depressão em indivíduos com idade ≥18 anos.
Resultados: A maioria dos estudos identificou maior risco de depressão em indivíduos com obesidade. Outros evidenciaram que a depressão pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento de obesidade, e um estudo apontou uma relação bidirecional entre ambas. Relativamente às diferenças por sexo, vários estudos demonstraram associações estatisticamente significativas, destacando-se maior prevalência de depressão em mulheres com obesidade, associação mais forte entre Índice de Massa Corporal e sintomas depressivos no sexo feminino e maior impacto da perceção do peso na saúde mental das mulheres.
Conclusões: Esta revisão evidencia uma relação significativa entre obesidade e depressão, sugerindo uma interação complexa entre ambas as condições. Estes resultados reforçam a importância de um acompanhamento clínico integrado e contínuo, visando uma abordagem terapêutica mais eficaz e centrada no bem-estar global do indivíduo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.







Endereço e contactos: