Literacia em Saúde Mental na perturbação de hiperatividade e défice de atenção: estudo piloto

Autores

  • Vitor Simões-Silva Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Porto, Portugal. Laboratório de Reabilitação Psicossocial do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
  • Ana Rita Gonçalves Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
  • Catarina Oliveira Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
  • Maria João Trigueiro Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Porto, Portugal. Laboratório de Reabilitação Psicossocial do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i1.181

Palavras-chave:

PHDA, literacia, plataforma online, tecnologia

Resumo

Introdução: Diversos estudos referem Portugal como o segundo país com a prevalência de doenças psiquiátricas mais elevada da Europa (22,9%), sendo importante aumentar a literacia da população. Objetivo: O nosso objetivo foi avaliar a eficácia da formação sobre PHDA, realizada através da plataforma Bicho 7 Cabeças, no aumento do conhecimento de indivíduos adultos, sem formação na área da saúde. Material e Métodos: A amostra é constituída por 16 indivíduos, entre os 18 e os 29 anos, sendo cinco do sexo masculino. Destes, 50% têm o 12º ano, 31,25% são licenciados e 18,75% têm mestrado. Foram usados como medidas de conhecimento o valor obtido nos resultados após a formação e numa questão sobre do nivel de conhecimento do indivíduo sobre PHDA, juntamente com o questionário de usabilidade. Resultados: Os resultados demonstraram um aumento do conhecimento sobre PHDA, independentemente do sexo, idade e escolaridade. A média do conhecimento obtida na formação é de 8,36 em 10 e em todas as avaliações, a percentagem foi superior a 70%. A usabilidade da plataforma foi avaliada positivamente pelos indivíduos. Conclusão: Através do presente estudo foi possível verificar a eficácia da plataforma Bicho 7 Cabeças, no aumento da literacia da população.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Literacia em Saúde Mental na perturbação de hiperatividade e défice de atenção: estudo piloto. (2022). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 4(1). https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i1.181

Artigos Similares

1-10 de 102

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)