Caraterização do nível de literacia em saúde mental dos jovens na área metropolitana do Porto

Autores

  • Maria João Trigueiro Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Porto, Portugal. Laboratório de Reabilitação Psicossocial do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
  • Vitor Simões-Silva Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Porto, Portugal. Laboratório de Reabilitação Psicossocial do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
  • Susana Lucas Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
  • António Marques Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Porto, Portugal. Laboratório de Reabilitação Psicossocial do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i2.182

Palavras-chave:

literacia em saúde mental, jovens, saúde mental, prevalência

Resumo

Objetivo: Caraterizar o nível de Literacia em Saúde Mental (LSM) dos jovens 14-18 anos de idade, residentes na área metropolitana do Porto. Métodos: Participaram no estudo 847 jovens. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e as versões portuguesas da Mental Health Promoting Knowledge Scale (MHPK-10) e da Mental Health Literacy Measure (MHLM). Como critério de exclusão, os jovens não deviam apresentar patologia confirmada que o impedissem de ler e compreender as questões. Para avaliar possíveis preditores da LSM nos jovens, foi utilizada uma regressão linear múltipla. Resultados: Verificou-se que 75,65% da amostra apresentava um score igual ou superior a quatro no MHPK-10 e 71,97% tinha um resultado no MHLM indicativo de um nível de LSM. As variáveis preditoras de um maior nível de LSM foram o ter mais idade (IC95%<idade ]0,03; 0,10[), ser do sexo feminino (IC95%masc ]0,06; 0,20[), ter maior escolaridade (IC95%>escol ]1,12; 2,66[), e conhecer alguém com doença mental (IC95%conhec ]0,45; 1,59[). Conclusão: De acordo com os resultados, os níveis de LSM na população jovem, em Portugal, é relativamente alto, com valores na ordem dos 70% de conhecimento.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Trigueiro, M. J., Simões-Silva, V., Lucas, S., & Marques, A. (2022). Caraterização do nível de literacia em saúde mental dos jovens na área metropolitana do Porto. RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 4(2). https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i2.182

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)