Influência da supervisão clínica na integração dos enfermeiros em serviços de cirurgia: protocolo de scoping review

Autores

  • Cristina Barroso CINTESIS@RISE - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal
  • Tiago Ramos Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho E.P.E., Porto, Portugal
  • Laura Reis CINTESIS@RISE - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
  • Palmira Oliveira CINTESIS@RISE - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i3.499

Palavras-chave:

Supervisão clínica, capacitação em serviço, enfermagem, departamento cirúrgico, revisão

Resumo

A integração de enfermeiros é um processo de incorporação de novos enfermeiros numa instituição de saúde ou numa equipa de saúde. Este processo garante que os novos enfermeiros sejam devidamente treinados, apoiados e tenham uma boa compreensão do seu papel. Os programas de integração são concebidos para apoiar indivíduos ou grupos que ingressam num novo ambiente.

Mapear a literatura relativa aos elementos da supervisão clínica que influenciam a integração de enfermeiros em serviços cirúrgicos.

Scoping review segundo a metodologia do Joanna Briggs Institute. As bases de dados serão MEDLINE (via PubMed), CINAHL complete (via EBSCOhost), Academic search complete (via EBSCOhost), Medic Latina (via EBSCOhost), Psychology and Behavior Sciences Collection (via EBSCOhost), Cochrane Central Register of Controlled Trials (Via Biblioteca Cochrane), Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas (Biblioteca Cochrane), SciELO e Scopus. Para a pesquisa de literatura cinzenta serão utilizados o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), DART - Europe E-theses, Dialnet - Teses de Doutoramento e Teses e Dissertações de Acesso Aberto. Serão incluídos estudos em português, inglês e espanhol. A análise da relevância do estudo, extração e síntese dos dados será realizada por dois revisores independentes de acordo com critérios de inclusão. Em caso de discordância, um terceiro revisor será envolvido.

Com os dados recolhidos pretende-se elencar elementos da supervisão clínica que influenciam a integração dos enfermeiros em serviços cirúrgicos.

Espera-se que esta revisão reúna evidências sobre os elementos da supervisão clínica que influenciam a integração dos enfermeiros em serviços cirúrgicos e identifique lacunas no conhecimento.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Influência da supervisão clínica na integração dos enfermeiros em serviços de cirurgia: protocolo de scoping review. (2023). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 5(3). https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i3.499

Artigos Similares

1-10 de 394

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)