O Trabalho por Turnos e o Stress de Enfermeiros de um Serviço de Urgência
DOI:
https://doi.org/10.51126/263wdy13Palavras-chave:
enfermagem; serviço de urgência; stress; trabalho por turnos.Resumo
Introdução: O stress é um problema grave que flagela uma grande parte dos cidadãos na atualidade e, os enfermeiros são um grupo profissional particularmente sujeito a este distúrbio, pela natureza das suas funções.
Objetivo: Analisar os níveis de stress de enfermeiros do Serviço de Urgência de um Centro Hospitalar da Região do Norte de Portugal e a sua relação com o trabalho por turnos.
Material e Métodos: Estudo descritivo-correlacional, transversal e quantitativo. Aplicou-se a Escala de Stress Profissional em Enfermeiros, numa amostra constituída por 60 enfermeiros. O tratamento de dados foi elaborado com recurso à estatística descritiva e inferencial.
Resultados: A maioria dos participantes eram do sexo feminino (68,3%), com idade entre 31 e 40 anos (61,7%). Verificou-se que, em relação às variáveis sociodemográficas que, os participantes com filhos apresentaram níveis mais elevados de stress. Ainda, relativamente às variáveis profissionais, os participantes que acumulam funções noutras instituições, percecionaram elevados níveis de stress. Verificou-se a não existência de relação entre a variável stress e o regime de trabalho.
Conclusões: Este estudo ressalta a significativa interligação entre o stress e a profissão de enfermagem, evidenciando os desafios enfrentados por esses profissionais. É imperativo que as instituições de saúde reconheçam e abordem estes desafios, implementando estratégias eficazes de gestão de stress, oferecendo apoio psicológico e promovendo ambientes de trabalho saudáveis.
Palavras chave: enfermagem; serviço de urgência; stress; trabalho por turnos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.