Vantagens do método manual para a quantificação celular no Lavado Broncoalveolar

Authors

  • Frederico Bragança Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, Lisboa; Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, Portugal.
  • Edna Ribeiro H&TRC- Health & Technology Research Center, ESTeSL- Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/7mkdxt09

Keywords:

Lavado broncoalveolar; hemocitómetro; automatização; Alinity hq

Abstract

Introdução: Na área da hematologia dos serviços de Patologia Clínica, a quantificação celular do Lavado Broncoalveolar (LBA) é uma metodologia crucial. A contagem total é realizada com hemocitómetro (câmara de Neubauer improved) e a contagem diferencial de células é feita posteriormente após cito-centrifugação e coloração por May-Grünwald-Giemsa. Atualmente, estão a ser desenvolvidos sistemas de quantificação baseados em deep-learning1. Objetivos: Avaliar as vantagens da utilização de métodos manuais em relação a contagens realizadas em equipamentos automáticos. Metodologia: Foi realizado um estudo comparativo entre o método manual de contagem total de células do LBA (método de referência) com o método automático do Alinity hq, realizada no Serviço de Patologia Clínica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente com a utilização do método Bland-Altman. Resultados: Neste estudo, obtiveram-se 49 amostras que foram analisadas de forma a determinar a concordância entre os métodos. Foi observada uma diferença média entre o método manual e o Alinity hq de – 16,3 células/µL e uma concordância (com intervalo de confiança de 95%) de [-307,25 a 274,99 células/µL]. O valor crítico do método obtido foi de 291,12 células/µL. Conclusões: A contagem total de células no LBA apresenta uma grande variabilidade. Essa variabilidade está relacionada não só com o procedimento de colheita, mas também com o de contagem. A utilização de métodos automáticos, concebidos originalmente para contagem de células no sangue, pode ser controversa, não só devido às diferenças de matrizes entre os produtos, como também ao normal conteúdo celular do LBA. A presença de células não hematopoiéticas, como por exemplo células tumorais, também pode interferir com o desempenho dos equipamentos automáticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-08-21

How to Cite

Vantagens do método manual para a quantificação celular no Lavado Broncoalveolar. (2025). RevSALUS - International Scientific Journal of the Academic Network of Health Sciences of Lusophone, 7(SupII), 11-12. https://doi.org/10.51126/7mkdxt09

Most read articles by the same author(s)