Experiência de incerteza no raciocínio clínico e o ambiente laboral incivil - análise fenomenológica no contexto da enfermagem perioperatória

Autores

  • Lara Cunha Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) (Universidade do Porto, Porto, Portugal); Unidade de Investigação em Ciência da Saúde: Enfermagem (UICISA:E) (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal); Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (Lisboa, Portugal)
  • Márcia Pestana-Santos Unidade de Investigação em Ciência da Saúde: Enfermagem (UICISA:E) (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal); Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (Lisboa, Portugal)
  • Lurdes Lomba Unidade de Investigação em Ciência da Saúde: Enfermagem (UICISA:E) (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal); Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (Lisboa, Portugal)
  • Margarida Reis Santos Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) (Coimbra, Portugal); Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) (Porto, Portugal); CINTESIS@RISE (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.51126/n2jjxd77

Palavras-chave:

enfermagem perioperatória, incerteza, incivilidade, raciocínio clínico

Resumo

Introdução: A incivilidade é caracterizada como comportamento descortês que transgride a normativa laboral. É considerada como um comportamento desviante, de reduzida intensidade, com uma intenção dúbia de prejudicar o trabalhador. Um alvo comportamental e contextual que surge pontualmente, relaciona-se com o condicionamento do desempenho da prática clínica através da ambiguidade e conflito resultante da experiência da incerteza no raciocínio clínico. Objetivos: Explorar as experiências de incerteza no processo de raciocínio clínico dos enfermeiros do perioperatório. Metodologia: Estudo fenomenológico descritivo, seguindo a análise de Colaizzi. Resultados: A partir das experiências de incerteza no raciocínio clínico dos enfermeiros do contexto perioperatório, emergiu o tema “incivilidade”, que resulta da agregação de cinco sub-temas: assédio moral, desrespeito pela individualidade, descrédito profissional, cultura de condenação do erro, relações interpessoais de dependência e condicionamento. Conclusão: O reconhecimento e a interpretação das experiências de incerteza, poderá facilitar o desenvolvimento de respostas adaptativas individuais à incerteza e melhorar os ambientes da prática de cuidados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Experiência de incerteza no raciocínio clínico e o ambiente laboral incivil - análise fenomenológica no contexto da enfermagem perioperatória. (2025). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 6(Sup), 56-59. https://doi.org/10.51126/n2jjxd77

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)