Índice de Massa Corporal, aporte energético e de macronutrientes e sua correlação com a saúde mental

Autores

  • António Fernandes Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Centro de Investigação da Montanha, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
  • Andreia Barbosa Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
  • Ana Maria Pereira Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Centro de Investigação da Montanha, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i3.211

Palavras-chave:

Índice de Massa Corporal, consumo alimentar, macronutrientes, saúde mental

Resumo

Introdução: Estudos têm vindo a demonstrar que a dieta e a saúde mental poderão estar relacionadas, por vezes numa relação bidirecional. Objetivo: Avaliar o Índice de Massa Corporal e o aporte de Energia e Macronutrientes correlacionando-os com sintomas de Ansiedade, Depressão e Stress, numa amostra da população adulta portuguesa. Materiais e Métodos: A amostra estudada foi de 144 indivíduos (24,6 ± 5,6 anos) 56,4% do sexo feminino e 45,1% do sexo masculino. Foi realizado um inquérito online (n=144) na plataforma Google Forms que incluía questões relativas aos dados sociodemográficos, a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e o Questionário de Frequência Alimentar (QFA). Resultados: Não existiu uma correlação estatisticamente significativa entre o IMC e a saúde mental. Existiram correlações estatisticamente significativas, no género feminino, entre a ingestão de açúcares com sintomas de depressão e stress e, no género masculino, constataram-se correlações entre a ingestão de hidratos de carbono complexos com sintomas de stress; gordura total, polinsaturada e saturada com sintomas de depressão e stress, assim como a ingestão de gordura monoinsaturada com sintomas depressivos. Conclusão: O consumo de hidratos de carbono e gorduras parece estar correlacionado com a saúde mental. Uma dieta equilibrada, está na base da prevenção de grande parte das patologias, incluindo os distúrbios mentais.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Índice de Massa Corporal, aporte energético e de macronutrientes e sua correlação com a saúde mental. (2023). RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 4(3). https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i3.211

Artigos Similares

1-10 de 480

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)