Sensação e funcionalidade na Lesão nervosa periférica- a propósito de um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v7i1.886Palavras-chave:
Défices sensoriais, Sistema Somatossensorial, Terapia Ocupacional, Lesões dos nervos periféricosResumo
Introdução: As Lesões Nervosas Periféricas têm um impacto significativo na qualidade de vida e na independência, afetando tanto o movimento quanto a sensação da pessoa. A reintegração na rotina diária é particularmente desafiadora devido às mudanças na força e sensibilidade do membro afetado, que variam conforme o nervo lesionado. Embora seja reconhecido que a reeducação sensorial pode ter efeitos benéficos, há uma lacuna na literatura quanto à formulação de protocolos específicos para essa intervenção.
Objetivo: Verificar o impacto do “Programa de Discriminação Sensorial” na reabilitação dos défices sensoriais na lesão do plexo braquial.
Material e métodos: Estudo de caso de nível micro focado num ator e do tipo multimetodológico. Caso ilustrativo da síndrome do túnel cárpico, com avaliações inicial, intermédio e final, assim como 14 sessões de intervenção. Utilizaram-se vários instrumentos de avaliação, tais como o Mini Mental State Examination, Questionário (3 secções), Índice de Barthel, Escala de Lawton & Broady, WHOQOL-Bref e Monofilamentos de Semmes-Weinstein. Os dados foram analisados através do Microsoft Excel, versão 2305.
Resultados: Após 14 sessões de intervenção com o “Programa de Discriminação Sensorial”, foram encontrados resultados positivos em relação à reabilitação sensorial em pessoas com STC, o que parece ter um impacto positivo na reabilitação sensorial em lesões nervosas periféricas.
Conclusões: Apesar dos resultados positivos, é importante aumentar a amostra e continuar com a aplicação deste programa para apoiar o trabalho dos Terapeutas Ocupacionais nestes casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.